Onde você está > espiritualidade > passionista

Espiritualidade Passionista

Distintivo Passionista

As palavras JESU XPI PASSIO impressas no distintivo que os(as) passionistas trazem sobre o peito significam: PAIXÃO DE JESUS CRISTO.

JESU - Palavra hebraica escrita com letras latinas, significa SALVADOR.
XPI - Abreviação grega da palavra CRISTO
PASSIO - Palavra latina que quer dizer PAIXÃO, manifestando a finalidade da vida passionista, ou seja, fazer memória da Paixão de Cristo por palavras e obras.
A PALMA: Simboliza o martírio vitorioso de Jesus e dos fiéis amigos da sua cruz.
A OLIVEIRA: Simboliza a paz e também, o óleo frutífero da Cruz que mantém acesa a nossa Paixão pela Vida.

Uma das palavras mais usadas nos últimos tempos é a palavra espiritualidade. Porém, ela deve sair do papel e do campo das ideias e, no coração humano, se fazer vida.

Um dos textos que nos ajudam a compreender a verdadeira espiritualidade é a carta aos Gálatas: "Fostes chamados para a liberdade"(Gl 5,13a). Paulo nos recorda a beleza da nossa vocação, cuja liberdade nos leva à autêntica espiritualidade do Amor.

Deus criou cada um de nós com infinito amor, destinando-nos a uma missão dentro do seu Reino e esse plano divino, nos é revelado através da oração. Sem vida de oração, nossa existência é vazia, perdemos a sua dimensão eterna.

Diante da agitação da vida moderna, somos sempre convidados a conciliar a nossa vida ativa com a nossa vida contemplativa, onde o próprio Deus nos possibilita viver uma profunda intimidade com Ele e realizar o seu projeto de amor: trabalhando e rezando.

Pe. Norberto Donizetti Brocard, CP
Coordenador da CLAP-BRASIL

Método de Oração de São Paulo da Cruz

Local: Igreja, lugar cômodo, passeio solitário

Preparação Remota: Vida na solidão, silêncio cheio de amor.

Preparação Próxima: Sentir-se na presença de Deus, estar com Deus e em Deus. Reavivar a fé na presença e no amor de, Deus. Humilde reconhecimento dos pecados. Prestar atenção nos sentimentos e aprofunda-los. Ter expectativas pessoais a respeito da oração. O que desejo conseguir?

Ler o texto Bíblico: Criar a cena mentalmente e entrar nela, identificar-se com os personagens, sobretudo com Jesus Cristo. Perguntas que ajudam: quem? Como? Quando? Por quê? O que falam as pessoas em cena? O que fazem? O que sentem? Prestam atenção nos nossos sentimentos e nos de deus: Como Deus me vê? Como Deus me ama e deseja? Expressar para Deus as consolações e desolações. Dizer jaculatórias e colóquios, deixando se mover pelo Espírito Santo.

Agradecimento: Agradecer esse momento com palavras que brotam do coração e faça bons propósitos.

Preces: Característica apostólica da oração. Fazer preces pelas necessidades da Igreja e do mundo. (Paulo da Cruz rezava sobretudo pelos que negam as verdades da fé, pelos pecadores e familiares)

A Jesus Crucificado: Ó Jesus Crucificado que, com infinito amor, quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação, aqui vimos para agradecer-vos tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão. Pedimos perdão pelas culpas que cometemos contra a justiça e a caridade fraterna. Queremos, como vós, perdoa, amar e acudir às necessidades de nossos irmãos. Dai-nos força para carregar a cruz de cada dia, suportando com paciência os trabalhos e enfermidades. Amigo dos pobres, dos enfermos e dos pecadores, vinde em nosso socorro! E, se for para o nosso bem, concedei-nos a graça de instantemente vos pedimos...(citar a graça desejada) Ó Jesus Crucificado, Caminho, Verdade e vida, prometemos, fiéis ao Vosso amor, seguir-vos hoje e sempre, a fim de que, purificados pelo Vosso precioso Sangue, possamos partilhar convosco das eternas alegrias da Ressurreição. Assim seja.
Senhor, eu vos agradeço por teres morrido na cruz por meu amor!
Meu Jesus Misericórdia!

ENDEREÇO

  • Praça Domingos Gatti
    Barreiro de Baixo - Belo Horizonte/MG
  • http://www.santuariosaopaulodacruz.org.br/
  • (31) 3384-1794 / (31) 3384-1388

EXPEDIENTE PAROQUIAL

Segunda-feira:
De 11:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00
Terça à Sexta-feira:
De 09:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00
Sábado:
De 09:00 às 13:00
Domingo:
De 09:00 às 13:00 e 16:00 às 19:00